Notice: Undefined index: action in /home/jorgecastro/public_html/wp-content/themes/bulk/functions.php on line 2
Origem do COACH – Jorge Castro

ORIGEM DO COACH

O Coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano e empresarial, e também de aceleração de resultados, que mais tem contribuído para que indivíduos e empresas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo.

A sua origem se deu no século XVI, na Hungria, mais especificamente na cidade de Kocs. Localizada em um condado às margens do Rio Danúbio e da estrada que liga Viena a Budapeste, os habitantes de Kocs iniciaram, nesta época, a produção de carruagens com suspensão feita de molas de aço, que eram extremamente desejadas por todos, devido ao conforto que ofereciam a seus passageiros.

Estas carruagens eram conhecidas como kocsi szeker, assim como os moradores de Kocs passaram também a serem chamados de kocsi. Este termo, ao ser pronunciado, era entendido pelos ingleses como coach, vindo daí, então, a origem do primeiro significado da palavra coach, que é carruagem. Com isso, é importante destacar, que a palavra coach, então, é uma palavra inglesa, porém, de origem húngara.

Diante de tudo isso, à medida que o tempo foi passando, as pessoas começaram a fazer uma analogia entre a função da carruagem, que tinha como principal objetivo levar indivíduos de um lugar a outro, geograficamente falando à do coach, que tinha como papel conduzir pessoas do estado em que se encontravam, ao estado em que desejavam estar, por meio do compartilhamento de conhecimentos e técnicas, em um curto espaço de tempo.

Seguindo adiante, partindo para o século XIX, em meados de 1830, o termo coach passou a ganhar ainda mais força, quando os alunos da Universidade de Oxford utilizavam a palavra para denominar e chamar aqueles professores que eram responsáveis por lhes ajudar a ter um bom desempenho em suas provas finais. A partir disso, a própria universidade viu que o termo se aplicava muito bem aos técnicos, que comandavam suas equipes esportivas, surgindo, assim, o outro significado e origem da palavra coach, que era e continua sendo

Na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, o modelo de coaching esportivo começou a ser adotado pelo mundo dos negócios.

Durante os últimos trinta anos ou mais, o processo de coaching passou por uma modernização e importantes validações que comprovam sua eficácia. Quando começou a ser aplicado em algumas organizações, os benefícios foram notáveis e inegáveis no campo do aumento de performance humana, o que veio a maximizar os resultados de pessoas e organizações.

Este desenvolvimento por meio do coaching foi ainda mais necessário devido às rápidas mudanças de um mercado global. Então, simplesmente, modelos de coaching com base nos princípios da psicologia e da educação evoluíram para atender às novas necessidades das empresas e organizações em todo o mundo. Mesmo o observador casual vai notar que, agora, coaching para os pequenos empresários, empresas e instituições públicas está ampliando suas demandas em virtude de diversos cases de desenvolvimento já conhecidos pelo meio corporativo, e estes desenvolvimentos aconteceram em um ritmo extraordinário.

O Desenvolvimento do individuo é a nossa especialidade e através da metodologia Coaching em sinergia com ciências como a  Administração de Empresas, Psicologia, Neurociência, Linguagem Ericksoniana, Programação Neuro Linguística, Gestão de Pessoas e de Negócios o Coach é capaz de elevar o Coachee ao próximo nível de forma sistêmica, atendendo a demandas em seus 11 pilares, que são o Emocional, Espiritual, Parentes, Conjugal, Filhos, Social, Saúde, Servir, Intelectual, Financeiro, Profissional, permitindo assim um equilíbrio de forças para o alcance do resultado em plenitude.

 

Estamos em Austin, Texas, Estados Unidos – e-mail: contato@jorge-castro.com – Contato: +1 512-937-4181